BEM VINDO !

O Espaço Nordeste de Tamboril, veio para transformar e dar nova cara a cidade e região. Com apresentações culturais, oficinas de formação artística, cursos (violão e dança), cinema, espaço de leitura, inclusão digital, exposição de arte, atendimento báncario do BNB, crediamigo, agroamigo e o mais importante, a integração com a comunidade ofertando novas possibilidades socioculturais e de négocios.
Todo mês, contamos com uma programação cultural diversificada, valorizando os artistas de nossa região e possibilitando novos ares socioculturais a toda a comunidade.

Este Espaço é seu!
Esperamos a sua visita!
Entrada gratuita!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projeto Prosseguir


PROSSEGUIR

O Projeto prosseguir é idealizado pelo INEC desde 2003, buscando intervir na situação de jovens e adultos das comunidades rurais e urbanas, que ao concluir o ensino médio, ficavam sem alternativas de continuidade nos estudos, ou até mesmo na inserção do mercado de trabalho, abandonando assim, sua comunidade, migrando para a capital em busca de novas possibilidades.

 
Assim, o Projeto Prosseguir no Espaço
Nordeste de Tamboril-CE, vem em seu primeiro ano, trazer novas possibilidades aos jovens e adultos do município – comunidade rural e urbana-, proporcionando o seu crescimento e desenvolvimento além de educacional e profissional também humano. Visando além do ingresso do aluno na educação de nível superior e mercado de trabalho, desenvolver a consciência participativa, humana e cidadã, realizando trabalhos dentro e fora do espaço, baseados na educação biocêntrica e na construção do conhecimento coletivo.

 
A proposta pedagógica do prosseguir consiste na formação de grupos de estudos durante a semana e aulas aos sábados, para esclarecimentos de conteúdos, com o diferencial de que os alunos têm que assumir o compromisso de realizar atividades de contra partida, de mobilização social da comunidade, desenvolvendo ações de incentivos e fortalecimento da atuação principalmente dos jovens na comunidade, proporcionando assim, um desenvolvimento e crescimento de todos com qualidade.

Assim, tivemos o primeiro encontro com a turma no dia 10 de março, para firmar o acordo de convivência, repassar para os alunos toda a metodologia do projeto e a vivência inicial, que foi baseada no texto de Paulo Freire - O Encontro dos homens através do diálogo - também usando o tema gerador Diálogo, trabalhando o Círculo de Cultura: Palavras Geradoras. As aulas tiveram início no dia 24 de março e irão até o fim do ano.


Espaço Nordeste unido pelo Meio Ambiente

I Mutirão Ambiental


 
No dia 23 de março, realizou-se o I Mutirão Ambiental, em um bairro recém formado em nosso município, o Conjunto Novo Tamboril. 

 
O Mutirão foi realizado pela Equipe do Espaço Nordeste e Crediamigo, com a parceria da comunidade, Escola Profissionalizante Antonio Mota Filho, Ecoelce, Secretaria de Meio Ambiente de Crateús e Secretaria de Agricultura de Tamboril. O mutirão consistia em Plantação de mudas de variados tipos de plantas, com o intuito de disseminar a idéia de preservação do ambiente, repensando também sobre os materiais recicláveis e sua utilização, também na distribuição e leitura de cartilhas informativas, sobre como separar o lixo e reaproveitá-lo da maneira certa.





Na ocasião foram feitas também a partilha do café da manhã e uma vivência reflexiva, com a música"Herdeiros do Futuro" (Toquinho), sobre a nossa ação para com o ambiente em que vivemos.





Atividades no Espaço de leitura

Atividades no Espaço de leitura


Artes Cênicas

Artes Cênicas
O reino de qualquer tudo e O jardim de Açucena

Inclusão Digital

Inclusão Digital
Telecentro Comunitário

Cinema

Cinema
Filmes as sextas

Atendimento do BNB - Pronaf

Atendimento do BNB - Pronaf

Sala de Negócios

Sala de Negócios
Atendimento do BNB

Artes Visuais

Artes Visuais
EXPOSIÇÃO RETRATO DE TAMBORIL